Associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências - AMIGA

A AMIGA

Histórico

A A.M.I.G.A. foi fundada em 25 de maio de l995, quando foi realizada a 1ª Assembleia Geral, onde foi apresentado e lido o Estatuto Social e eleita, por aclamação, a primeira Diretoria Executiva e os conselhos Deliberativo e Fiscal. O primeiro Presidente foi o Cap. Dent R-1 JOSÉ LUIZ MOURA BRASIL. Merecidamente o Cap. Moura Brasil foi escolhido como Presidente, visto que ele foi o líder em torno do qual se uniu o Grupo que iniciou o projeto e os trabalhos para a fundação da Associação. A primeira Assembleia foi realizada na Quadra de Esportes da SABAP, cujas instalações foram gentilmente cedidas pelo então Presidente. SR LUIZ MENDES DE OLIVEIRA. Por muito tempo a AMIGA usou as dependências da SABAP para realizar as Assembleias, e ainda hoje as usa para os eventos de maior porte.

A primeira Diretoria da A.M.I.G.A. foi assim constituída: Presidente - Cap. Moura Brasil; Vice-Presidente - Paulo Pereira Rangel; Assessor Jurídico - Mauro Francisco de Castro; 1º Tesoureiro - Silvio Teixeira da Castro; 2º Tesoureiro - Mauro Toyama; 1º Secretário Roberto Cagni; 2º Tesoureiro José Ignácio.

A nossa primeira Sede Social foi situada à Praça D.Pedro II nº 104, no Centro da cidade de Guaratinguetá. Como não havia verba para alugar um escritório, fomos socorridos por um jovem empresário de nome EDSON LORENÇO DIAS, filho de nosso associado fundador MARINO ANTONIO DIAS. O Edson possuía uma firma na área de informática em Campinas, com uma filial em Guaratinguetá. Sabedor da dificuldade da AMIGA para alugar um imóvel, ele nos cedeu um espaço, gratuitamente, com computadores e linha telefônica para que pudéssemos ali realizar os nossos trabalhos administrativos. Além de um escritório completo, esse jovem que acreditou no nosso projeto, ainda nos emprestou uma secretária, a THAÍS, que mais tarde veio a ser a nossa primeira funcionária.

O Edson, hoje, não se encontra em nosso meio, pois no dia 25 de abril de 1996, antes da A.M.I.G.A. completar um ano, veio a falecer vítima de um acidente quando se dirigia de Campinas para Guaratinguetá.

Por três mandatos o Presidente Cap. Moura Brasil administrou a AMIGA O 1º período de 25 de maio de 1995 a 31 de Dezembro de 1996; o Segundo de 1º de janeiro de 1997 a 31 de dezembro de 1998 e o Terceiro de 1º de janeiro de 1999 a 31 de dezembro de 2000. Aos poucos, vários convênios foram realizados na área comercial e na área da saúde, fazendo com que os militares da reserva e da ativa, de Guaratinguetá e cidades vizinhas, passassem a confiar e acreditar no trabalho e no propósito da Diretoria e da Associação.

Em janeiro de 2000 assumiu a Presidência o SO R-1 PAULO PEREIRA RANGEL, que deu continuidade aos trabalhos da Diretoria anterior, e sob sua administração foi adquirida a nossa Sede própria e definitiva, situada à Rua Mórmons nº 51, no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá.

Em 1º de janeiro de 2003 foi eleita pelos associados a nova diretoria para o triênio 2005,2006,2007. Composta por: Diretoria Executiva: DEO GRATIAS MOREIRA DA SILVA - Presidente; MAURO TOYAMA - Vice-Presidente, VALDIR GUERRA - Diretor Administrativo; ZÉLIO ANTUNES R. DOS SANTOS - Diretor Financeiro; DR JAIR BARBOSA - Diretor Jurídico; JOÃO JOSÉ M. CAMPIOLO - Diretor Social e JOSÉ ONOFRE DA SILVA - Diretor de Patrimônio. Completam a Diretoria Executiva, nomeados pelo Presidente: JOSÉ LUIZ PARDAL - Relações Públicas; Pensionista MARIA DOLORES ACEDO PINTO - Diretora de Eventos e BENEDITO DE LIMA FILHO - Diretor de Esportes.

No dia 2 de janeiro de 2008 foi eleita para o triênio 2008, 2009, 2010 os seguintes membros: Diretoria Executiva: Presidente- MAURO TOYAMA, Diretor Administrativo- ANTONIO JOSÉ ÀGUEDA, Diretor Financeiro- VALDIR GUERRA, Diretor Social- PAULO PEREIRA RANGEL, Diretor Jurídico- JAIR BARBOSA, Diretor de Patrimônio- JOSÉ IGNÁCIO.

A atual Diretoria assumiu no dia 3 de janeiro de 2011, sendo eleita para o triênio 2011, 2012, 2013. Compõe a Diretoria Executiva atual: Presidente- JOSÉ FRANCISCO GALLI MANSO, Vice-Presidente- ANTÔNIO JOSÉ ÀGUEDA, Diretor Administrativo- JAIR MONTEIRO VILLELA, Diretor Financeiro- WALTER DE LIMA MESQUITA, Diretor Social- WALTER LUIZ DE CASTRO NOGUEIRA, Diretor Jurídico- ANDRELINO MENDES, Diretor de Patrimônio- EDSON DE OLIVEIRA LIMA.

O Quadro efetivo da A.M.I.G.A. é composto por Militares Inativos ou seja, Militares da Reserva e reformados, Pensionistas das Forças Armadas e, Policiais Militares Estaduais e parentes próximos dos sócios militares ou pensionistas.

Foi aberto, também, um espaço para que os cidadãos civis, sem nenhum vínculo com a família militar, se agreguem à AMIGA, exclusivamente para usufruírem dos benefícios nos convênios na área comercial e, na área da saúde. Fazem parte também da nossa Associação os ex-Combatentes da 2ª grande guerra mundial, aos quais foi concedido o título de sócio benemérito, como homenagem aos nossos pracinhas.

Foi aberto, também, um espaço para que os cidadãos civis, sem nenhum vínculo com a família militar, se agreguem à A.M.I.G.A., exclusivamente para usufruírem dos benefícios nos convênios na área comercial e, na área da saúde. Fazem parte também da nossa Associação os Ex-combatentes da 2ª grande guerra mundial, aos quais foi concedido o título de sócio benemérito, como homenagem aos nossos pracinhas.

Atualmente a A.M.I.G.A. possui aproximadamente 1.300 associados. Além dos benefícios dos convênios, realizamos encontros sociais, excursões e outros eventos para assim proporcionar o encontro e a união dos associados, o objetivo maior da associação, a união da família militar.

Completando os dez anos de existência, no dia 09 de dezembro entregamos aos Associados uma sede toda reformada e inauguramos um salão de eventos denominado Espaço A.M.I.G.A. EDSON LOURENÇO DIAS, para propiciar um maior conforto, onde os associados e amigos possam promover seus encontros sociais, além de fazer deste local o ponto de encontro da família AMIGA.

Documentos

GeniArt Tecnologia Ltda

Associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências
Rua Mórmons, 51, Pedregulho, Guaratinguetá/SP | Fones/Fax: (12) 3125-7843 - (12) 3125-7798 - (12) 3125-1244 | www.amigafa.com.br
Todos os direitos reservados à Associação dos Militares Inativos de Guaratinguetá e Adjacências - 2011